quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Os benefícios da boa arquitetura escolar


Poucas vezes a qualidade do ensino é relacionada com a qualidade dos ambientes onde são lecionadas. Muita atenção é dada ao aprimoramento dos métodos pedagógicos, mas muito pouco - ou quase nada - para a qualidade do mobiliário, das salas de aula, dos edifícios. E será que ambientes quentes ou frios, com pouca iluminação, com barulho de fora e mobiliário desconfortável influencia no rendimento do aluno?

 
É muito comum escolas de instalarem em edifícios antigos. Por necessitarem de grandes áreas, estes prédios são reformados para receberem a instituição. E será que estas adaptações possuem cálculos adequados de iluminação e ventilação para o tamanho do ambiente e quantidade de alunos? Todas as escolas possuem prédios com acessibilidade? E o mobiliário, é adaptado para diferentes tamanhos de alunos (sendo que existe uma rotatividade de salas entre os níveis de graduação)?

O estudo "Better Places for Learning" (melhores espaços para se aprender), desenvolvido na Inglaterra pelo Riba, mostra que espaços bem planejados e confortáveis exigem menor investimento de construção e menor custo de manutenção. O relatório também sugere que ambientes bem projetados aumentam o rendimento em até 15%, e contribuem para a redução do bullying, pois ambientes agradáveis incentivam um melhor comportamento, menos agressivo.


Um bom projeto, pode se beneficiar da utilização de cores, que é estimulante. Deve combinar o balanço de luz natural e artificial, priorizar materiais que auxiliem na acústica do interior das salas, e também de áreas externas. O conforto do mobiliário deve também integrar estes projetos, e pensar na acessibilidade como um todo, não apenas nas rampas de acesso. Outros pontos fazem parte também desta questão, como áreas de convívio e de concentração, ventilação, facilidade de manutenção e adaptação quando necessário, entre outras.
 
Alguns novos métodos educacionais já notaram a influência que o ambiente gera nas pessoas, e estão investindo em projetos como forma de auxiliar na concentração e consequentemente no rendimento dos alunos. Além disso, quanto maior a interação e satisfação dos alunos com a escola, menor a rotatividade, mais rentabilidade para a escola, e maior possibilidade de o investimento na estrutura da escola como um todo de manter. É um ciclo (saudável) que se forma.

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