segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como Adaptar a Casa Para Idosos?

Os idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive na decoração da casa. Em alguns casos é necessário fazer adaptações para deixar o ambiente mais seguro e funcional, ou seja, com todos os espaços montados de acordo com as limitações dos mais velhos. Em virtude disso, os projetos de interiores tem se inovado em muitos contextos.

O projeto de uma casa para idosos reconhece as necessidades de conforto e facilidades nas tarefas do dia-a-dia. Os ambientes adaptados conservam estruturas reduzem as dificuldades de circulação de uma área para outra e as chances de possíveis acidentes. Móveis, revestimentos e objetos decorativos são pensados de acordo com o perfil da terceira idade. 

Ao adotar um projeto adaptado para este nicho, é possível notar a valorização dos moradores da terceira idade, principalmente aqueles que estão doentes ou possuem dificuldades para realizar atividades básicas. E com bom gosto, pode-se aliar segurança e beleza.

Sugestões para adaptar a casa para idosos 

- Revestimento do chão: os idosos costumam sofrer quedas quando a residência não possui as devidas adaptações. Isso pode agravar um quadro de doença ou até mesmo quebrar membros, já que os ossos se encontram mais frágeis nessa faixa etária. A melhor forma de prevenir acidentes é instalando pisos antiderrapantes, evitar degraus de qualquer altura, e adequar rampas quando possível. Deve-se atentar também a tapetes, alguns não aderem ao piso ficando soltos e passíveis de escorregões e tropeços. Caso o local seja frio, prefira tapetes baixos e o fixe ao piso com fitas especiais. O objetivo é prover superfícies mais firmes para o deslocamento dos idosos. 



- Cuidados com o banheiro: o ambiente sanitário costuma ser o principal cenário para acidentes com idosos, isso porque o chão é escorregadio e nem sempre há uma estrutura adaptada. Procure instalar barras no banheiro para que o idoso possa se apoiar durante o banho, e acrescente um vaso sanitário mais alto. Procure evitar quinas e pontas agudas, dando preferência a arredondadas ou sextavadas. Quando o morador idoso possui Alzheimer, não é recomendado usar muitos espelhos na decoração porque isso pode causar alterações comportamentais. No caso de sobrados, o ideal é que o dormitório e o banheiro estejam situados no primeiro andar da casa, afim de evitar escadas.


- Acesso aos cômodos da casa: se possível, é recomendado evitar escadas longas ou cheias de curvas. Caso seja necessário instalá-las para ligar dois pavimentos, procure adotar corrimãos, e revestimentos nos degraus que não sejam escorregadios. Todos os ambientes devem ser espaçosos para a eventualidade de o idoso necessitar de andador ou cadeira de rodas (portas com 80cm no mínimo para permitir tais passagens). Para facilitar o acesso do idoso a determinadas áreas da casa, é recomendado instalar suportes que permitam o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes. 

- Mobiliário: para evitar quedas ou outros perigos é prudente adotar móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso busque equilíbrio ao se apoiar no mobiliário. Tudo deve ser planejado em prol da acessibilidade e movimentação do idoso dentro do espaço, evitando pontos passíveis de tropeços.

- Adaptações indicadas: Maçanetas e torneiras devem ser de alavanca - peças redondas são de difícil acionamento para quem não tem força nas mãos - e de material que evite que as mãos escorreguem. Posicione os objetos de uso em lugares sob medida, ou seja, nem muito alto e nem muito baixo. O mesmo serve para tomadas e interruptores, não devem ser altos ou baixos, pois dificultam o alcance. No dormitório, deve-se ter um interruptor próximo da cama.


- Dormitório: Opte pelas camas convencionais (45 a 50 cm incluindo colchão), isso facilita o cotidiano dos idosos na hora de deitar ou levantar. Iluminação dentro do guarda-roupa é uma boa sugestão. Se não for possível, lembre-se de que o quarto deve ser bem claro, o que já facilita muito. Colocar cadeiras no quarto facilita para o idoso vestir meias e calçar sapatos.

Na hora de decorar uma casa para idosos, é importante se atentar a enfeites que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Ambientes bem iluminados também é de suma importância, prefira a decoração com cores claras. É recomendado ainda deixar corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez. 

Atenção: nada de criar espaços semelhantes a hospitais ou museus! O ambiente deve ser alegre, estimulante e aconchegante.


Leia também: Construtoras redesenham imóveis para idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário