sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nova norma ABNT para habitações


Norma de desempenho ABNT 15575 para habitações entra em vigor em março e será detalhada na Feicon Batimat

Seminário da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura explicará itens como a nova revisão da norma e a adequação do mercado às novas exigências. 


Diversos padrões mínimos de qualidade para edificações são estabelecidos pela norma ABNT NBR 15575, documento também conhecido como Edificações Habitacionais – Desempenho. O texto, depois de anos de elaboração, institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como Acústica, Térmica e Iluminação. Além disso, define a durabilidade de uma edificação em diversos sistemas, como estrutura, paredes, revestimento e pisos. O novo marco regulatório entra em vigor em março de 2013, 150 dias após sua publicação, em janeiro. Diante das mudanças que a norma implicará ao mercado da construção, a Feicon Batimat – 19º Salão Internacional da Construção, em seu Núcleo de Conteúdo, oferece aos visitantes o Seminário AsBEA com o tema Saiba Como a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 Impacta o Projeto de Arquitetura e a Obra, no dia 12 de março (Hotel Holiday Inn Parque Anhembi).

A Norma de Desempenho 15575 está dividida em seis partes, sendo elas: Requisitos Gerais, Requisitos para sistemas estruturais, para sistemas de pisos internos, para sistemas de vedações verticais internas e externas, para sistemas de coberturas e requisitos para sistemas hidrossanitários. As mudanças impactarão o setor da construção e passam a valer justamente no mês em que ocorre a Feicon Batimat. Projetos considerados de durabilidade "mínima", por exemplo, devem possuir estruturas que durem, no mínimo, 50 anos; intermediária, 63 e superior, 75 anos. Pisos internos devem ter resistência, respectivamente, de 13, 17 e 25 anos. Também deverão seguir normas a vedação vertical externa e interna, cobertura (última laje e telhado) e o sistema hidrossanitário. Isto significa que, no verão, a temperatura terá de ser no máximo igual à de um dia típico da estação em cada região do país, assim como, no inverno, a temperatura deverá ser igual à mínima externa, acrescida de 3ºC. A parte acústica também será contemplada, definindo-se um nível máximo de ruído em caso de imóveis em condições habituais e em proximidade a aeroportos, estádios, linhas de trem, entre outros. Em casos assim, a construtora será obrigada a medir o barulho e criar medidas de isolamento acústico.

Para mais informações e inscrições para os seminários previstos pelo Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat 2013 os interessados devem acessar o site do evento www.feicon.com.br.

Outros seminários do Núcleo de Conteúdo

As novas exigências do mercado e a necessidade de atualização profissional são elementos tão importantes para a Feicon Batimat que a feira, tradicionalmente, promove o Núcleo de Conteúdo, paralelo à exposição. O evento reúne os profissionais do mercado para debates sobre tendências, alternativas e soluções para os atuais desafios do setor de construção civil. Em quatro dias de apresentações técnicas, palestras, painéis de debates e estudos de casos, o visitante terá a chance de conhecer estratégias para a atualização e qualificação profissional. O Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat reunirá mais de 800 profissionais do mercado construção. O público é composto por engenheiros, arquitetos, projetistas, orçamentistas, designers e demais profissionais envolvidos com obras e projetos em construtoras, incorporadoras, indústrias em geral e órgãos públicos. O Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat já tem confirmados seminários como da AsBEA, na terça-feira 12 de março; Conferência Internacional de Processo Aqua, para a quarta-feira dia 13; Seminários PINI na quinta-feira dia 14 e Seminário do Green Building Council na sexta-feira dia 15.


A Feira:
Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat
Data: 12 a 15 de Março de 2013
Horário: 3ª a 6ª das 9h às 18h
Local: Hotel Holiday Inn
Rua Prof. Milton Rodrigues, 100 - Santana São Paulo - SP

Fonte: Instituto de Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário