quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Puma lança nova embalagem ecológica

3 anos, este é o tempo que durou o projeto de uma embalagem para tênis que reforma completamente a cadeia de fornecimento da marca de calçados PUMA, poupando milhões em eletricidade, combustível e água. 

Era difícil de imaginar algo simples como uma caixa de tênis sendo completamente reformulada e repensada. Mas a Puma e a Fuseproject, empresa de design liderada por Yves Behar, fizeram exatamente isso em um projeto que durou 3 anos. Este projeto é apenas o começo de uma reformulação da marca que será revelado em breve.

“Repensar uma caixa de tênis é um problema extremamente complexo, e os custo de impressão e de resíduos de impressão são imenos” diz Béhar. 

Após passar 21 meses estudando a fabricação da caixa e o transporte, a Fuseproject percebeu que qualquer melhoria para o sistema, que já era enxuto, seria meramente incremental. Então, ao invés disso, a “pequena bolsa inteligente” combina os dois componentes de todas as vendas de calçados, a bolsa e a caixa, com a engenhosidade da alta tecnologia.

O saco envolve a caixa de papelão interior, dando-lhe forma e reduzindo o uso do papelão em 65%. Além disso, não há o uso da caixa exterior brilhante, não há o papelão laminado que interfere na reciclagem e não há o papel de seda dentro. E não necessita mais da sacola plástica descartável. A bolsa em si é feita de PET reciclado e sem tecidos. O uso de tecidos aumenta a densidade e o uso de materiais que aumentam a intensidade e gastos na produção.

A Puma estima que o impacto destas mudanças resulte no corte no consumo de água, energia e consumo de combustível em 60% em um ano, o que seria uma economia de 8.500 toneladas de papel, 20 milhões de mega joules de energia elétrica, 999.240 litros de combustível e 999 litros de água. A substituição dos sacos plásticos irá poupar 275 toneladas de plásticos e o peso leve da carga irá poupar outros 499.620 litros de combustível. 
O modelo segue abaixo:



Fonte: Fastcompany

Nenhum comentário:

Postar um comentário