quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Papel de pedra - o papel do futuro

Lançamento inovador no mundo na sustentabilidade, em busca de uma solução para o consumo de árvores em forma de papel, ele agora pode ser feito de pedra! É o chamado RMP (Rich Mineral Paper). É verdade; este novo tipo de papel é fabricado com um pó mineral derivado da pedra e uma pequena infusão de resina não-tóxica. Além disso a sua produção não implica poluição da água nem desperdícios gasosos prejudiciais. Claro que, produzido em grande escala, pode ter algum impacto ambiental pois é necessário o recurso a pedreiras para extrair a matéria-prima, mas é uma alternativa ao impacto provocado pela destruição de milhares de árvores todos os anos para fabricar papel.

O RMP serve todas as funções do papel convencional: pode ser usado para impressões, para embalar produtos, como saco das compras ou qualquer outra coisa!
É impermeável, necessita menos tinta ao se imprimir, é 100% reciclável, e ainda possui um processo de reciclagem mais simples do que o do papel convencional.

O único porém é que se exposto à luz do sol durante seis meses começa a se degradar. Mas se for guardado protegido do Sol, não há problema ;)

Ainda não é fácil encontrá-lo à venda, mas esperamos que a divulgação aumente e assim sua disponibilidade. Quem sabe eles também desenvolvam uma solução que resista ao Sol e, melhor ainda, possa-se utilizar o resíduo de pedras da construção civil como matéria-prima. Seria fechar um ciclo. Quem sabe...

Mais informações: http://www.papeldepedra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário